sexta-feira, 4 de março de 2011

Símbolos da União Europeia

Moeda única

euro () é a moeda oficial de quinze dos vinte e sete Estados-membros da União Europeia. O euro existe na forma de notas e moedas desde 1 de Janeiro de 2002, e como moeda escritural desde 1 de Janeiro de 1999.
Desde que foi instituído vem se tornando numa das moedas de referência mundiais constituindo assim um dos símbolos mais visíveis do gigante económico que é a União Europeia.

Lema

"Unida na diversidade" é o lema da União Europeia, este começou a ser usado por volta do ano 2000, e significa que os europeus estão unidos e trabalham em conjunto pela paz e pela prosperidade, e que o facto de existirem diferentes culturas, tradições e línguas dentro da União Europeia é algo de positivo para esta.

Dia da Europa

Em Milão na mesma cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Europeia de 1985 em que se adoptou a bandeira, também se adoptou o dia 9 de Maio como o "Dia da Europa".
Porque foi em 9 de Maio de 1950 que Robert Schuman, um dos "Pais da Europa", apresentou uma proposta de criação de uma Europa organizada, requisito indispensável para a manutenção de relações pacíficas entre todos os estados Europeus, acabados de sair cinco anos antes de mais uma Guerra que a dilacerou (II Guerra Mundial), esta proposta, conhecida como "Declaração Schuman", é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia.
O dia 9 de Maio tornou-se assim num símbolo europeu, o "Dia da Europa", que, conjuntamente com a bandeira, o hino, o seu lema e o euro a identifica, criando uma identidade política da União Europeia. Este dia constitui todos os anos uma oportunidade para desenvolver actividades e festejos que aproximam os cidadãos às instituições da União Europeia e os povos da União entre si.

Hino

O Hino foi anunciado a 19 de Janeiro de 1972 pelo Conselho da Europa depois de arranjado por Herbert von Karajan.
Este Hino não se resume á União Europeia, mas a toda a Europa como uma ideia alargada, deste modo como foi referido também é o Hino oficial do Conselho da Europa
A Melodia provém do quarto movimento e último da Nona Sinfonia composta em 1823 por Ludwig van Beethoven, neste último movimento, Ludwig van Beethoven, deu o nome de Hino da alegria baseado no poema com o mesmo nome escrito em 1785 por Friedrich von Schiller.

Bandeira


A Bandeira da Europa tem doze estrelas douradas num círculo e um fundo azul.
A bandeira foi inicialmente adoptada pelo Conselho da Europa em 1955, nessa altura, a União Europeia existia apenas sob a forma da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, com seis Estados-Membros, alguns anos antes tinha sido criado um outro organismo, o Conselho da Europa que reunia um número superior de membros e cuja a função consistia em defender os direitos do Homem e promover a cultura europeia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gosta deste blog?